segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

PRISÃO DE JORNALISTA EM MINAS GERAIS CAUSA IMPASSE NA POLÍTICA E NA JUSTIÇA.


A PRISÃO - CONSIDERADA SUSPEITA PELA OPOSIÇÃO AO GOVERNO DE MINAS GERAIS - DO JORNALISTA QUE DIVULGOU A FAMOSA "LISTA DE FURNAS" (LISTA QUE NOMEOU POLÍTICOS MINEIROS (AÉCIO NEVES, EDUARDO AZEREDO, ENTRE OUTROS) ACUSANDO-OS DE FORMAR CAIXA 2 COM DINHEIRO DESVIADO DA ESTATAL DE ENERGIA ELÉTRICA, ESTÁ GERANDO UMA DISPUTA POLÍTICA E JUDICIAL NO ESTADO. A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE MINAS GERAIS FEZ PEDIDO, EM REGIME DE URGÊNCIA, DE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA APURAR AS "CIRCUNSTÂNCIAS" DESSA PRISÃO.


O QUE SE SABE, DE ANTEMÃO, É QUE O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS ACUSA O JORNALISTA DE FORMAÇÃO DE QUADRILHA, DENUNCIAÇÃO CALUNIOSA E EXTORSÃO. MARCO AURÉLIO CARONE SE DEFENDE DIZENDO QUE TEVE PROPOSTA DO MINISTÉRIO PÚBLICO, NA PESSOA DO PROMOTOR DE JUSTIÇA ANDRÉ PINHO, PARA ACUSAR O PESSOAL DO "MINAS SEM CENSURA" (DEPUTADOS SÁVIO SOUZA CRUZ - PMDB - E ROGÉRIO CORREIA - PT). O MINISTÉRIO PÚBLICO AFIRMA QUE O "NOVO JORNAL" MANTIDO PELO JORNALISTA PRESO, É FINANCIADO COM RECURSOS DE R$60.000 MENSAIS, DINHEIRO QUE, SEGUNDO, O PROMOTOR, É ADVINDO DO CRIME ORGANIZADO EM MINAS GERAIS.

PELO QUE O REDATOR NACIONAL PODE APURAR EXISTE NOS VENTOS E NA POLÍTICA DE MINAS GERAIS UMA DISPUTA ESTRANHA ONDE A OPOSIÇÃO AO GOVERNO ACUSA O PROMOTOR - QUE PEDIU A PRISÃO DO JORNALISTA - E A JUÍZA - QUE ACATOU O PEDIDO - DE ACOBERTAREM CRIMES PRATICADOS POR AÉCIO NEVES E EDUARDO AZEREDO. POR OUTRO LADO O GOVERNO MINEIRO E A JUSTIÇA DE MINAS ACUSAM O JORNALISTA PRESO DE FORJAR PROVAS E AMEAÇAR TESTEMUNHAS CONTRA ELE. 

Texto de Pedro paulo de Oliveira.

Imagem: Band.













PROMOTOR DE JUSTIÇA ANDRÉ PINHO, NO CENTRO DA FOTO.


REPRODUZO, AINDA, ABAIXO, O TEXTO PUBLICADO PELO BLOCO DE MINAS SEM CENSURA: 


"PRISÃO DE JORNALISTA EM MG: A FACE CRUEL DO ESTADO DE EXCEÇÃO

A prisão do jornalista Marco Aurélio Carone, diretor proprietário do NOVO JORNAL, ocorrida hoje revela a face mais cruel do “Estado de Exceção” implantado em Minas Gerais desde 2003.

A prisão realizada estaria "amparada no requisito da conveniência da instrução criminal, já que em liberdade poderá forjar provas, ameaçar e intimidar testemunhas, além de continuar a utilizar o seu jornal virtual para lançar informações inverídicas”, segundo trecho do despacho da juíza Maria Isabel Fleck.

Ora, afirma-se que um dos motivos da prisão seria evitar que ele utilizasse de seu jornal virtual para veicular supostas informações inverídicas. Se isso não for censura prévia, o que mais será? E o que é pior: a arma para se efetivar essa ação preventiva seria a prisão do acusado? Logo, todo e qualquer profissional de imprensa que ousar veicular informações previamente consideradas inverídicas pela Justiça ou pelo Ministério Público está sob ameaça concreta em Minas Gerais. 

Não há trânsito em julgado de qualquer ação incriminando o diretor proprietário do referido jornal virtual ou mesmo daquele que seria seu suposto aliado nas ditas “acusações inverídicas”: Nilton Monteiro, conhecido por divulgar a Lista de Furnas, que – por sua vez – já foi considerada autêntica pela PF e, inclusive, já instruiu processos sobre o rumoroso caso envolvendo lideranças do alto tucanato.

O bloco parlamentar Minas Sem Censura registra aqui duas preocupações essenciais: uma é a prática de cerceamento da liberdade de imprensa, agora – de forma inédita - corroborada pelo MP e pelo Judiciário; outra é o claro foco político envolvendo personagens que criticam, denunciam e envolvem agentes políticos diversos.

O Minas Sem Censura apresentará requerimento à Comissão de Direitos Humanos da ALMG para a discussão e apuração, nesta Casa Legislativa, do grave fato que representa essa prisão. Serão convocados os representantes do MP, da autoridade policial que efetivou as prisões, do Novo Jornal e Sindicato dos Jornalistas".



Belo Horizonte, 20/01/2014





Pompilio Canavez

Líder do Bloco Minas Sem Censura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NAYRA E O CHAVELHO DE ESPINHOS NA FAIXA DE GAZA

" Esses pequeninos, cheios de sonhos, sonhos que embalam o mundo, distantes das       ambições e da crueldade dos homens e mulheres que...